A fartura que gera desperdício
- SIlvia Navarro
- May 8, 2016
- 1 min read
Costuma-se dizer que a beleza está nos olhos de quem vê, mas quando se trata de frutas e legumes, um terço deles nunca chega às prateleiras dos supermercados porque são rejeitados a caminho da fazenda para a loja. Embora os supermercados tenham um papel a desempenhar nisso, devemos também examinar nossas próprias consciências. Escolheríamos a maçã oval, de cor fosca ou a brilhante e perfeitamente arredondada? Um deles definitivamente faria uma foto mais agradável do Instagram do que o outro, mas no final, ambos seriam tão bons quanto a sabor e satisfariam sua fome.
815 milhões de pessoas passam fome todos os dias, enquanto isso o mundo como um todo desperdiça 1/3 do que é produzido. No caso das frutas e legumes, quase metade (45%) é desperdiçada. Em nosso planeta de eventos climáticos extremos crescentes, salvar frutas feias não é apenas uma questão de ética, é uma questão de recursos. Recursos naturais valiosos entram na produção dos alimentos que jogamos fora. São necessários 13 litros de água para cultivar 1 tomate e 50 litros de água para produzir uma laranja. Também leva sementes, terra, trabalho dos fazendeiros e até o combustível para o transporte dos alimentos. Todos esses recursos são perdidos quando o fruto (trocadilho intencional) desses trabalhos é perdido.
O desperdício pode acontecer de várias maneiras e em muitas partes diferentes da cadeia de valor. Vamos ouvir as histórias de uma cenoura, banana e batata.








Comments