top of page

Bio-individualidade. Qual é a sua?


Você já ouviu isso antes? Parece algo conhecido, não é mesmo?!

Essa palavra une dois termos que conhecemos muito bem:

“Bio” que se refere a organismos vivos e “individualidade” que define como somos diferentes uns dos outros.

Segundo o blog Integrative Nutrition, o conceito de bio-individualidade significa que somos todos únicos, e é reconhecendo e honrando nossa singularidade que encontramos a chave para a saúde e felicidade.

Você provavelmente já tentou a dieta de um colega ou os hábitos de um amigo para ser mais saudável, magro ou feliz, não é verdade? A pergunta é: por que funcionou para ele e não para você?

Bom, o que é néctar para um, pode ser veneno para outro e só uma pessoa é capaz de definir essa situação: VOCÊ!

Todos nós somos diferentes uns dos outros e não teria sentido que tamanha diversidade fosse tratada com modelos padronizados. Mas é isso que acontece normalmente. “A dieta milagrosa do momento”, “o alimento mais nutritivo da história”, “o exercício físico mais completo da atualidade”... Tudo isso é relativo e impacta de maneira diferente cada um de nós.

A discussão desse termo veio até nós (fundadores da Fora de Série) a partir de um momento de reflexão sobre nossos hábitos alimentares. Porque comer pouco é ruim? Porque gostar de alimentos orgânicos e biodinâmicos é exagerado demais para os tempos de hoje? Porque tanto julgamento afinal sobre o que comemos? Será que cada um não deveria ter o livre arbítrio de escolher o que e quanto quer comer?! Informação existe em todo lado, se uma pessoa toma a decisão de consumir aquilo que a interessa, o problema (ou solução) é único e exclusivo dela! Porque ninguém nos conhece melhor que nós mesmos.

O termo bio-individualidade é muito importante para a Fora de Série porque trazemos exatamente essa ideia de beleza fora do padrão. Se somos todos diferentes entre nós, porque os alimentos não podem ser? E mais, porque você não pode comer um deles e achar genial?!

A ideia de bio-individualidade é uma excelente reflexão sobre o que consumimos e o poder que a discussão desses hábitos tem em nossas vidas como parte de uma sociedade em constante evolução.

Esperamos que essa breve definição sirva para te inspirar a pensar em quem você é e o impacto dos seus hábitos, especialmente alimentares, na sua vida privada e em sociedade.

bottom of page